Hoje em dia, muito se escuta falar sobre esse assunto, mas você sabe o que realmente é o autoconhecimento?
O que é o autoconhecimento?
Autoconhecimento, como a própria palavra diz, é o conhecimento que uma pessoa tem sobre si mesma. Se autoconhecer é ter consciência das suas qualidades, dos seus medos, das suas sombras, das suas limitações, das suas potencialidades, dos seus talentos, das suas crenças… entre muitos outros assuntos
Como pode te beneficiar?
Conhecer a si mesmo, ajuda no autodesenvolvimento e evolução pessoal, auxiliando a tomada de decisões, a ter mais controle sobre nossas emoções e consequentemente reagir de uma maneira melhor aos acontecimentos e exigências da vida, impactando diretamente na forma como nos relacionamos conosco e com o mundo.
O autoconhecimento faz com que tenhamos consciência das nossas habilidades e competências, estando diretamente ligado ao propósito de vida de uma pessoa, sendo uma maneira de explorar seu potencial e reconhecermos atitudes que a impedem de alcançar os objetivos. Quando você se conhece e sabe o que quer para a sua vida, fica mais fácil tomar atitudes e decisões que te levem ao seu propósito e se sentir realizada.
“O melhor ângulo para a compreensão do comportamento humano é a partir do quadro de referências internas da própria pessoa.” Carl Rogers
Como acontece?
Comportamentos e hábitos são adquiridos, tanto os bons quanto os ruins. O autoconhecimento ajuda a fazer uma análise de comportamento para detectar o que não faz mais sentido para você, até não acontecerem mais. Autoconhecimento liberta!
Não existe uma receita, um passo a passo para esse processo, pois ele não é linear, é um processo individual e contínuo que envolve reflexões e autoquestionamentos, não tenha pressa e não tenha como objetivo chegar em algum lugar, esse é um processo que dura a vida toda.
O mergulho ao interior de si mesmo permite uma reflexão sobre os padrões deixados por nossos familiares e outras pessoas com quem interagimos durante o nosso desenvolvimento, ao decorrer da vida vamos nos deparar com conteúdos indesejados que precisam ser trabalhados e percebemos como certos acontecimentos nos impactam. Lembre-se só conseguimos evitar aquilo que temos consciência. Que a coragem de se autoconhecer esteja com você.
Formas de autoconhecimento
O autoconhecimento pode ocorrer através de autoquestionamentos, podendo ser chamadas também de perguntas de reflexão, como: Quem sou eu? Quais são meus objetivos? O que me faz bem? O que me faz mal?
Existem muitos livros que abordam o assunto de formas diferentes, a meditação pode auxiliar no foco ao momento presente, na auto-observação, a se aceitar e entender sua essência, você pode também ter um diário ou caderno para escrever sobre seu dia. Essas são algumas formas de praticar o autoconhecimento.
E apesar de se tratar do conhecimento sobre si mesmo, você não precisa estar sozinho nesse processo.
Importância da terapia
Claro que a nossa dedicação na jornada do autoconhecimento é um dos pontos mais importantes, mas a psicoterapia pode te ajudar muito, dando auxílio sobre caminhos eficazes, ferramentas e recursos que te darão orientações para prosseguir.
Esse é um dos maiores investimentos em você mesmo.
“O autoconhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se tornou consciente de si mesma, por meio de perguntas que lhe foram feitas, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento.” B. F. Skinner
REIKDAL, Marlon. Em busca de si mesmo: O poder do autodescobrimento como filosofia. 1ªED. Petrópolis, RJ: Vozes Nobilis, 2022.